NOTÍCIAS:

Adrian Smith do Iron Maiden e suas guitarras Jackson!
03/02/2016



Iron Maiden (Foto: Reprodução)

Há 38 anos na estrada, o Iron Maiden coleciona prêmios, álbuns conceituados e uma legião de fãs que ultrapassa as barreiras físicas da música. A banda influenciou músicos como Lars Ulrich (Metallica), Kerry King (Slayer) e John Petrucci (Dream Theater) para não dizer outros milhares de músicos espalhados pelo mundo. Afinal, qual músico entusiasta do metal nunca tocou clássicos como Fear of The Dark ou The Trooper?

"Iron Maiden - Fear of The Dark"

A banda passou por momentos conturbados nos últimos tempos. O vocalista Bruce Dickinson foi diagnosticado com câncer de língua no início de 2015 e ficou afastado dos palcos e da aviação - sua segunda paixão - durante alguns meses. Apesar de Dickinson ter falado abertamente sobre o assunto na mídia, muito se falou a respeito de um suposto hiato na banda em decorrência de sua doença. Felizmente o músico está curado e, assim, pôde prosseguir com a agenda de shows e com a finalização do novo disco, The Book of Souls, lançado em Junho de 2015.

Com ingressos esgotados para o show de São Paulo, em 26 de Março de 2016, o Iron Maiden prova, mais uma vez, que, mesmo depois de tantos anos de estrada, continua sendo uma das maiores bandas de heavy metal da história da música.
Apesar dos ingressos para o show do dia 26 estarem esgotados, a banda fará outros quatros shows pelo Brasil e esses, com ingressos ainda disponíveis: Rio (na HSBC Arena, em 17 de março); Belo Horizonte (na Esplanada do Mineirão, em 19 de março); Brasília (no Ginásio Nilson Nelson, em 22 de março) e Fortaleza (na Arena do Castelão, em 24 de março). Para os fãs do gênero e da banda, um evento imperdível! Você pode conferir mais informações sobre os shows clicando aqui.

A história do Iron Maiden, apesar de contínua, é também conhecida pelos inúmeros músicos que por ela já passaram. Para ajudar o entendimento do assunto, nós encontramos um infográfico na internet que mostra o músico e o período que ele passou pela banda:


(Foto: Wikipédia)

A banda, desde 1998, conta com a formação clássica e responsável pela gravação dos maiores clássicos: Steve Harris (baixo), Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Janick Gers (guitarra) e Nicko McBrain (bateria).


Iron Maiden (Foto: Reprodução)

E hoje nós contaremos um pouco da história do guitarrista Adrian Smith que, inclusive, tem uma linha signature da Jackson® (falaremos mais sobre elas no final da matéria!).

O britânico de 58 anos nasceu em Hackney e, aos 16 anos, foi convencido pelo seu amigo de infância Dave Murray a tocar guitarra. Segundo constam algumas matérias na internet, a primeira guitarra de Adrian Smith foi comprada pelo próprio Dave Murray e custou 5 libras.

Mal sabiam eles que essa parceria, tempos depois, daria tão certo...

"Iron Maiden - Aces High"

O guitarrista foi convidado a entrar no Iron Maiden em 1980 com a saída de Dennis Straton. O seu primeiro álbum gravado com a banda foi Killers, de 1981, com Paul Di’Anno nos vocais.

Depois do lançamento de Killers, Di’Anno abandona a banda e é substituído por Bruce Dickinson. A partir da entrada de Dickinson, a banda lança álbuns de sucesso como The Number of The Beast, Piece of Mind e Powerslave.

Adrian Smith permaneceu na banda até 1989 quando anunciou sua saída. Durante seu hiato, Adrian criou a banda Psycho Motel (antiga The Untouchables) que lançou dois discos, em 1995 e 1997, respectivamente.

Apesar de sua nova banda ter sido bem aceita pelos críticos, o guitarrista volta efetivamente aos holofotes quando, no final de 1997, é convidado por Bruce Dickinson para gravar Accident of Birth, seu primeiro disco-solo após sua saída do Iron Maiden. Smith também gravou The Chemical Wedding, um dos discos mais conceituados de Dickinson.

Em 1998, Smith e Dickinson voltam para o Iron Maiden e a banda, a partir desse momento, conta com três guitarristas: Adrian Smith, Dave Murray e Janick Gers que, teoricamente, havia entrado na banda para substituir Smith.

O guitarrista deu uma entrevista para a revista Classic Rock em Outubro de 2015 falando sobre seu retorno à banda nessa época: "Na verdade, quando conversamos sobre o meu retorno, eu pensei que seria uma turnê e pronto. Aí o Steve [Harris] disse: "Não. Eu quero três guitarristas. Dará certo. E uma vez que o Steve cisma com algo, ele não muda de ideia"."


Adrian Smith, Dave Murray e Janick Gers (Foto: Reprodução)

Hoje, o trio de guitarristas é uma das características mais marcantes da banda. Os músicos demonstram além de uma conexão ímpar, a capacidade de inovação a cada novo álbum lançado.

Para entender melhor essa interação, nós encontramos um vídeo do canal NeoGeoFanatic que demonstra a função dos três músicos numa "batalha" feita simultaneamente pelo mesmo guitarrista:

"Guitar Battle"

A história da Jackson® e de Adrian Smith começa em meados de 1986, quando o músico resolve fazer algumas experimentações na gravação do álbum Somewhere in Time. A partir desse período, mesmo depois que o músico saiu do Iron Maiden para dedicar-se a seus outros projetos, é possível ver Smith usando Jackson® em boa parte do tempo.

Além dos modelos clássicos como a San Dimas e a King V, o guitarrista também usa uma Soloist Double Neck, principalmente na época da gravação do álbum A Matter of Life and Death de 2006. Esse modelo de guitarra aparece principalmente nas performances ao vivo da música Children of The Damned.

"Iron Maiden - Children of The Damned"

A parceria entre Adrian Smith e a Jackson® oficializou-se no início da década de 2000, quando o músico lançou sua linha signature em parceria com a marca.

Atualmente a linha signature de Adrian Smith conta com quatro modelos diferentes:

  • Sam Dimas Dinky com case, dois modelos fabricados nos Estados Unidos.
  • Sam Dimas SDX, dois modelos fabricados na Indonésia.

Nós temos os modelos a pronta-entrega no Brasil e você pode conferir mais detalhes sobre eles clicando aqui.


Guitarra Jackson® Adrian Smith San Dimas Dinky Ebony - Snow White (Foto: Jacksonguitars.com)

Abaixo, deixamos um vídeo do próprio Adrian Smith contando sua relação com a Jackson®, entre outras informações:

"Adrian Smith & Jackson"

E quando se trata dos melhores riffs do músico, nós sabemos que é uma decisão difícil de se colocar numa lista dos melhores. Mas não se preocupe! A gravadora da banda fez um post homenageando o músico e citando os dez riffs mais incríveis de Adrian Smith. A lista traz clássicos como Powerslave, 2 Minutes to Midnight e The Trooper, mas também comenta a respeito de outras músicas. Veja a lista aqui. E você, concorda com a lista? Tem o seu top 10 pessoal? Escreva e conte pra nós! Mande um e-mail para info@jackson.com.br.


Adrian Smith e sua Jackson® (Foto: Reprodução)

* Artigo por Júlia Meirelles.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras da Jackson® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Jackson® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

07/02/2017: Guitarras de alta performance em versão compacta: conheça a linha Jackson Minion®.

19/01/2017: A Jackson® Brasil em mais uma edição da maior feira do mundo da música!

20/12/2016: Os votos de Boas Festas da Jackson®.

03/02/2016: Adrian Smith do Iron Maiden e suas guitarras Jackson!

09/12/2015: Os votos de Boas Festas da Jackson®.

+ notícias